CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro


 

 

 

 

 

 

 

Objetivo

 

1.      O objetivo deste Pronunciamento é definir critérios para a seleção e a mudança de políticas contábeis,  juntamente  com  o  tratamento  contábil  e divulgação  de  mudançnas  políticas contábeis, a mudança nas estimativas contábeis e a retificação de erro. O Pronunciamento tem como  objetivo  melhorar  a relevância  e a  confiabilidade das  demonstraçõecontábeis  da entidade, bem como permitir sua comparabilidade ao longo do tempo com as demonstrões

 

CPC_23


 

contábeis de outras entidades.

 

2.      Os requisitos de divulgação relativos a políticas contábeis, exceto aqueles que digam respeito a mudança nas políticas contábeis, são estabelecidos no Pronunciamento Técnico CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis.

 

Alcance

 

3.      Este Pronunciamento deve ser aplicado na seleção e na aplicação de políticas contábeis, bem como na contabilização de mudança nas políticas contábeis, de mudança nas estimativas contábeis e de retificação de erros de períodos anteriores.

 

4.      Os efeitos tributários de retificão de erros de períodos anteriores e de ajustes retrospectivos feitos para a aplicação de alterações nas políticas contábeis são contabilizados e divulgados de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro.

 

Definições

 

5.      Os termos que se seguem são usados neste Pronunciamento com os seguintes significados:

 

Políticas contábeis são os princípios, as bases, as convenções, as regras e as pticas específicas aplicados pela entidade na elaboração e na apresentação de demonstrões contábeis.

 

Mudança na estimativa contábil é um ajuste nos saldos contábeis de ativo ou de passivo, ou nos montantes relativos ao consumo periódico de ativo, que decorre da avaliação da situação atual e das obrigões e dos benefícios futuros esperados associados aos ativos e passivos. As alterações nas estimativas contábeis decorrem de nova informação ou inovões e, portanto, não são retificões de erros.

 

Omissão material ou incorreção material é a omissão ou a informação incorreta que puder, individual ou coletivamente, influenciar as decisões econômicas que os usuários das demonstrões contábeis tomam com base nessas demonstrões. A materialidade depende da dimensão  e  da  natureza  da  omissão  ou  da  informação  incorreta  julgada  à  luz  das circunstâncias às quais está sujeita.  A dimensão ou a natureza do item, ou a combinação de ambas, pode ser o fator determinante.

 

Erros de períodos anteriores são omissões e incorreções nas demonstrações contábeis da entidade de um ou mais períodos anteriores decorrentes da falta de uso, ou uso incorreto, de informação confiável que:

 

(a)  estava disponível quando da autorização para divulgação das demonstrações contábeis desses períodos; e

 

(b)  pudesse ter sido razoavelmente obtida e levada em consideração na elaboração e na apresentação dessas demonstrações contábeis.

 

Tais erros incluem os efeitos de erros matemáticos, erros na aplicação de políticas contábeis,


 

descuidos ou interpretões incorretas de fatos e fraudes.

 

Aplicação retrospectiva é a aplicação de nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada.

 

Reapresentação  retrospectiva  é  correção  do  reconhecimento,  da  mensuração  e  da divulgação  de  valores  de  elementos  das  demonstrões  contábeis,  como  se  um  erro  de períodos anteriores nunca tivesse ocorrido.

 

Aplicação impraticável de requisito ocorre quando a entidade não pode aplicá-lo depois de ter feito todos os esfoos razoáveis nesse sentido. Para um período anterior em particular, é imprativel aplicar retrospectivamente a mudança em política contábil ou fazer a reapresentação retrospectiva para corrigir um erro se:

 

(a)  os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva não puderem ser determinados;

 

(b)  a aplicação retrospectiva ou a reapresentação retrospectiva exigir premissas baseadas no que teria sido a intenção da Administração naquele momento passado; ou

 

(c)  a   aplicaçã retrospectiva   ou    reapresentaçã retrospectiva   exigi estimativas significativas de valores e se for impossível identificar objetivamente a informação sobre essas estimativas que:

 

(i)   proporciona evidências das circunstâncias que existiam à data em que esses valores deviam ser reconhecidos, mensurados ou divulgados; e

 

(ii)  estaria disponível quando as demonstrões contábeis desse período anterior tiveram autorização para divulgação.

 

Aplicação prospectiva de mudança em política contábil e de reconhecimento do efeito de mudança em estimativa contábil representa, respectivamente:

 

(a)  a aplicação da nova política contábil a transões, a outros eventos e a condições que ocorram após a data em que a política é alterada; e

 

(b)  o reconhecimento do efeito da mudança na estimativa contábil nos períodos corrente e futuro afetados pela mudança.

 

6.     Avaliar se a omissão ou o erro pode influenciar a decisão econômica do usuário das demonstrões contábeis requer análise das características dos usuários das demonstrões contábeis. A Estrutura Conceitual para a Elaboração e a Apresentação das Demonstrões Contábeis contida no Pronunciamento Conceitual Básico deste Comitê de Pronunciamentos Contábeis (Estrutura Conceitual) estabelece, em seu item 25, que presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoável diligência. Dessa forma, a avaliação deve levar em conta a maneira como os usuários, com seus respectivos atributos, poderiam ser razoavelmente influenciados na tomada de decisão econômica.

 

Políticas contábeis


 

Seleção e aplicação de políticas contábeis

 

7.     Quando Pronunciamento, Interpretação ou Orientação se aplicar especificamente a uma transação, a outro evento ou circunstância, a política ou políticas contábeis aplicadas a esse item devem ser determinadas pela aplicação do Pronunciamento, Interpretação ou Orientação, e considerando quaisquer guias de implementação relevantes emitidos pelo CPC no tocante ao Pronunciamento, Interpretação ou Orientação em questão.

 

8.      Os Pronunciamentos, Interpretões e Orientações estabelecem políticas contábeis que o CPC concluiu resultarem em demonstrões contábeis, contendo informação relevante e confiável sobre as transações, outros eventos e condições a que se aplicam. Essas políticas não precisam ser aplicadas quando o efeito da sua aplicão for imaterial. Contudo, não é apropriado produzir, ou deixar de corrigir, incorrões imateriais em relação a eles para se alcançar determinada apresentação da posição patrimonial e financeira (balanço patrimonial), do desempenho (demonstração do resultado) ou dos fluxos de caixa da entidade.

 

9.      Quaisquer guias de implementação para Pronunciamentos emitidos pelo CPC não fazem parte desses Pronunciamentos e, portanto, não contêm requisitos às demonstrões contábeis.

 

10.    Na ausência de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação que se aplique especificamente a uma transação, outro evento ou condição, a administração exerce seu julgamento no desenvolvimento e na aplicação de política contábil que resulte em informação que seja:

 

(a)  relevante para a tomada de decisão econômica por parte dos usuários; e

 

(b)  confiável, de tal modo que as demonstrações contábeis:

 

(i)   representem  adequadamente  a  posição  patrimonial  e  financeira,  o  desempenho financeiro e os fluxos de caixa da entidade;

 

(ii)  reflitam a essência econômica de transações, outros eventos e condições e, não, meramente a forma legal;

 

(iii)  sejam neutras, isto é, que estejam isentas de viés; (iv)  sejam prudentes; e

(v)  sejam completas em todos os aspectos materiais.

 

11.    Ao exercer os julgamentos descritos no item 10, a Administração deve consultar e considerar a aplicabilidade das seguintes fontes por ordem decrescente:

 

(a)  os  requisitos  e  a  orientação  dos  Pronunciamentos,  Interpretações  e  Orientões  que tratem de assuntos semelhantes e relacionados; e

 

(b)  as definições, os critérios de reconhecimento e os conceitos de mensuração para ativos, passivos, receitas e despesas contidos na Estrutura Conceitual.

 

12.    Ao exercer os julgamentos descritos no item 10, a administração pode também considerar as mais recentes posições cnicas assumidas por outros órgãos normatizadores contábeis que usem uma estrutura conceitual semelhante à do CPC para desenvolver pronunciamentos de contabilidade, ou ainda, outra literatura contábil e pticas geralmente aceitas do setor, a o


 

ponto em que estas não entrem em conflito com as fontes enunciadas no item 11.

 

Uniformidade de políticas contábeis

 

13.    A entidade deve selecionar e aplicar suas políticas contábeis uniformemente para transações semelhantes, outros eventos e condições, a menos que Pronunciamento, Interpretação ou Orientação especificamente exija ou permita a classificação de itens para os quais possam ser aplicadas diferentes políticas. Se um Pronunciamento, Interpretação ou Orientação exigir ou permitir tal classificação, uma política contábil apropriada deve ser selecionada e aplicada uniformemente para cada categoria.

 

Mudança nas políticas contábeis

 

14.    A entidade deve alterar uma política contábil apenas se a mudança: (a for exigida por Pronunciamento, Interpretação ou Orientação; ou

(b)  resultar em informação confiável e mais relevante nas demonstrações contábeis sobre os efeitos  das  transações,  outros  eventos  ou  condiçõeacerca da  posição  patrimonial  e financeira, do desempenho ou dos fluxos de caixa da entidade.

 

15.  Os usuários das demonstrões contábeis devem ter a possibilidade de comparar as demonstrões contábeis da entidade ao longo do tempo para identificar tendências na sua posição patrimonial e financeira, no seu desempenho e nos seus fluxos de caixa. Por isso, devem ser aplicadas as mesmas políticas contábeis em cada período e de um período para o outro, a menos que uma mudança em política contábil esteja em conformidade com um dos critérios enunciados no item 14.

 

16.    Não constituem mudanças nas políticas contábeis:

 

(a)  a adoção de política contábil para transações, outros eventos ou condições que difiram em essência daqueles que ocorriam anteriormente; e

 

(b)  a adoção de nova política contábil para transações, outros eventos ou condições que não ocorriam anteriormente ou eram imateriais.

 

17.    A aplicação inicial da política de reavaliação de ativos, quando permitida pela legislação e regulação vigente, em conformidade com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado ou o CPC 04 Ativo Intangível é uma mudança na política contábil a ser tratada como reavaliação de acordo com os referidos pronunciamentos, e não conforme com este Pronunciamento.

 

18.    Os itens 19 a 31 não se aplicam à mudança de política contábil descrita no item 17.

 

Aplicação de mudanças de políticas contábeis

 

19.    Definições sujeitas ao item 23:

 

(a)  A entidade deve contabilizar uma mudança na política contábil resultante da adoção inicial de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação, de acordo com as disposições


 

transitórias específicas, se existirem, expressas nesse Pronunciamento, Interpretação ou

Orientação.

 

(b)  Quando a entidade muda uma política contábil na adoção inicial de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação que não inclua disposições transitórias específicas que se apliquem a essa mudança, ou quando muda uma política contábil voluntariamente, ela deve aplicar a mudança retrospectivamente.

 

20.    Para fins deste Pronunciamento, a adoção antecipada de Pronunciamento, Interpretação ou

Orientação não deve ser considerada como mudança voluntária na política contábil.

 

21.    Na ausência de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação que se aplique especificamente a uma transação, outro evento ou circunstância, a administração pode, de acordo com o item

12, aplicar uma política contábil derivada de pronunciamento recente emanado de outros órgãos cnicos que se utilizem de estrutura conceitual semelhante no desenvolvimento de pronunciamentos contábeis. Se, ao seguir uma mudança de referido pronunciamento, a entidade optar por mudar uma política contábil, essa mudança deve ser contabilizada e divulgada como mudança voluntária na política contábil.

 

Aplicação retrospectiva

 

22.    Observado o disposto no item 23, quando uma mudança na política contábil é aplicada, retrospectivamente, de acordo com os itens 19(a) ou (b), a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova política contábil tivesse sempre sido aplicada.

 

Limitação à aplicação retrospectiva

 

23.    Quando a aplicação retrospectiva for exigida pelos itens 19(a) ou (b),  uma  mudança na política contábil deve ser aplicada retrospectivamente, exceto quando for imprativel determinar os efeitos específicos do período ou o efeito cumulativo da mudança.

 

24.    Quando for impraticável determinar o período dos efeitos específicos da mudança na política contábil na informação comparativa para um ou mais períodos anteriores apresentados, a entidade deve aplicar a nova política contábil aos saldos contábeis de ativos e passivos de abertura do período mais antigo para o qual seja prativel a aplicação retrospectiva, que pode ser o período corrente, e deve proceder ao ajuste correspondente no saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido desse período.

 

25.    Quando for imprativel determinar o efeito cumulativo, no início do período corrente, da aplicação da nova política contábil a todos os períodos anteriores, a entidade deve ajustar a informação comparativa para aplicar a nova política contábil prospectivamente a partir do período mais antigo que for prativel.

 

26.    Quando a entidade aplicar a nova política contábil retrospectivamente, ela deve aplicar a nova política contábil à informação comparativa para períodos anteriores tão antigos quanto for


 

prativel.  A  aplicação  retrospectiva  a  um  período  anterior  pode  seconsiderada  não prativel se não for praticável determinar o efeito cumulativo nos montantes dos balanços de abertura e de encerramento desse período. O valor do ajuste resultante, relacionado com períodos anteriores aos apresentados nas demonstrões contábeis, é registrado no saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado do período anterior mais antigo apresentado. Geralmente, o ajuste é registrado em Lucros ou Prejuízos Acumulados. Contudo, o  ajuste pode ser  feito  em  outro  componente  do  patrimônio  líquido  (por exemplo,  para cumprir um Pronunciamento, Interpretação ou Orientação específico). Qualquer outra informação sobre períodos anteriores, tal como resumos históricos de dados financeiros, é também ajustada para períodos tão antigos quanto for praticável.

 

27.    Quando  for  imprativel  à  entidade  aplicar  a  nova  política  contábil  retrospectivamente, porque não pode determinar o efeito cumulativo da aplicação da política a todos os períodos anteriores, a entidade, de acordo com o item 25, deve aplicar a nova política prospectivamente desde o início do período mais antigo prativel. Portanto, ignora-se a parcela do ajuste cumulativo em ativos, passivos e patrimônio líquido correspondente a períodos anteriores. A mudança na política contábil é permitida mesmo que seja imprativel aplicar a nova política a qualquer período anterior. Os itens 50 a 53 oferecem orientação sobre quando é imprativel aplicar a nova política contábil a um ou mais períodos anteriores.

 

Divulgação

 

28.   Quando a adoção inicial de Pronunciamento, Interpretação ou Orientação tiver efeitos no período corrente ou em qualquer período anterior, exceto se for impraticável determinar o montante a ser ajustado, ou puder ter efeitos em períodos futuros, a entidade deve divulgar:

 

(a)  o título do Pronunciamento, Interpretação ou Orientação;

 

(b)  quando aplivel, que a mudança na política contábil é feita de acordo com as disposições da aplicação inicial do Pronunciamento, Interpretação ou Orientação;

 

(c)  a natureza da mudança na política contábil;

 

(d)  quando aplivel, uma descrição das disposições transitórias na adoção inicial;

 

(e)  quando aplivel, as disposições transitórias que possam ter efeito em futuros períodos;

 

(f)   o montante dos ajustes para o período corrente e para cada período anterior apresentado, aao ponto em que seja prativel:

 

(i)   para cada item afetado da demonstração contábil; e

 

(ii)  se o Pronunciamento Técnico CPC 41- Resultado por Ação se aplicar à entidade, para resultados por ação básicos e diluídos.

 

(g)  o montante do ajuste relacionado com períodos anteriores aos apresentados, a ao ponto em que seja prativel; e

 

(h)  se a aplicação retrospectiva exigida pelos itens 19(a) ou (b) for imprativel para um período anterior em particular, ou para períodos anteriores aos apresentados, as circunstâncias que levaram à existência dessa condição e uma descrição de como e desde quando a política contábil tem sido aplicada.


 

As demonstrões conbeis de períodos subsequentes não precisam repetir essas divulgões.

 

29.    Quando uma mudança voluntária em políticas contábeis tiver efeito no período corrente ou em qualquer período anterior, exceto se for impraticável determinar o montante a ser ajustado, ou puder ter efeitos em períodos futuros, a entidade deve divulgar:

 

(a)  a natureza da mudança na política contábil;

 

(b) as razões pelas quais a aplicação da nova política contábil proporciona informação confiável e mais relevante;

 

(c)  o montante do ajuste para o período corrente e para cada período anterior apresentado, até o ponto em que seja prativel:

 

(i)   para cada item afetado da demonstração contábil; e

 

(ii)  se o Pronunciamento Técnico CPC 41 Resultado por Ação se aplicar à entidade, para resultados por ação básicos e diluídos.

 

(d)  o montante do ajuste relacionado com períodos anteriores aos apresentados, aao ponto em que seja prativel; e

 

(e)  as circunstâncias que levaram à existência dessa condição e uma descrição de como e desde quando  a política  contábil  tem  sido  aplicadase a  aplicação  retrospectiva for imprativel para um período anterior em particular, ou para períodos anteriores aos apresentados.

 

As demonstrões conbeis de períodos subsequentes não precisam repetir essas divulgões.

 

30.    Quando  a  entidade  não  adotar  antecipadamente  novo  Pronunciamento,  Interpretação  ou

Orientação já emitido, mas ainda não com aplicão obrigatória, a entidade deve divulgar: (a)  tal fato; e

(b)  informação  disponível  ou  razoavelmente  estimável  que seja  relevante  para  avaliar o possível impacto da aplicação do novo Pronunciamento, Interpretação ou Orientação nas demonstrões contábeis da entidade no período da aplicação inicial.

 

31.    Ao cumprir o item 30, a entidade deve proceder à divulgação:

 

(a)  do título do novo Pronunciamento, Interpretação ou Orientação;

 

(b)  da natureza da mudança ou das mudanças iminentes na política contábil;

 

(c)  da data em que é exigida a aplicação do Pronunciamento, Interpretação ou Orientação;

 

(d)  da data  em  que  ela planeja aplicar inicialmente Pronunciamento,  Interpretação  ou

Orientação; e

 

(e) da avaliação do impacto que se espera que a aplicação inicial do Pronunciamento, Interpretação ou Orientação tenha nas demonstrações contábeis da entidade ou, se esse impacto não for conhecido ou razoavelmente estimável, da explicação acerca dessa impossibilidade.

 

Mudança nas estimativas contábeis


 

 

32.    Como consequência das  incertezas inerentes àatividades empresariais, muitos itens nas demonstrões contábeis não podem ser mensurados com precisão, podendo apenas ser estimados. A estimativa envolve julgamentos baseados na última informação disponível e confiável. Por exemplo, podem ser exigidas estimativas de:

 

(a)  créditos de liquidação duvidosa; (b)  obsolesncia de estoque;

(c)  valor justo de ativos financeiros ou passivos financeiros;

 

(d)  vida útil de ativos depreciáveis ou o pado esperado de consumo dos futuros benecios econômicos incorporados nesses ativos; e

 

(e)  obrigações decorrentes de garantias.

 

33.    O uso de estimativas razoáveis é parte essencial da elaboração de demonstrões contábeis e não reduz sua confiabilidade.

 

34.    A estimativa pode necessitar de revisão se ocorrerem alterões nas circunstâncias em que a estimativa se baseou ou em consequência de novas informações ou de maior experiência. Dada a sua natureza, a revisão da estimativa não se relaciona com peodos anteriores nem representa correção de erro.

 

35.    A mudança na base de avaliação é uma mudança na política contábil e não uma mudança na estimativa contábil. Quando for difícil distinguir uma mudança na política contábil de uma mudança na estimativa contábil, a mudança é tratada como mudança na estimativa contábil.

 

36.    O efeito de mudança na estimativa contábil que não seja uma mudança à qual se aplique o item 37 deve ser reconhecido prospectivamente, incluindo-o nos resultados do:

 

(a)  período da mudança, se a mudança afetar apenas esse período; ou

 

(b)  período da mudança e futuros períodos, se a mudança afetar todos eles.

 

37.    Se  a  mudança  na  estimativa  contábil  resultar  em  mudanças  em  ativos  e  passivos,  ou relacionar-se a componente do patrimônio líquido, ela deve ser reconhecida pelo ajuste no correspondente item do ativo, do passivo ou do patrimônio líquido no peodo da mudança.

 

38.    O reconhecimento prospectivo do efeito de mudança na estimativa contábil significa que a mudança é aplicada a transações, a outros eventos e a condições a partir da data da mudança na estimativa. A mudança em uma estimativa contábil pode afetar apenas os resultados do período corrente ou os resultados tanto do peodo corrente como de períodos futuros. Por exemplo, a mudança na estimativa de créditos de liquidação duvidosa afeta apenas os resultados do período  corrente e, por isso,  é reconhecida no  período  corrente. Pom,  a mudança na estimativa da vida útil de ativo depreciável, ou no padrão esperado de consumo dos futuros benecios desse tipo de ativo, afeta a depreciação do período corrente e de cada um dos futuros períodos durante a vida útil remanescente do ativo. Em ambos os casos, o efeito da mudança relacionada com o período corrente é reconhecido como receita ou despesa no período corrente. O efeito, caso exista, em períodos futuros é reconhecido como receita ou


 

despesa nesses períodos futuros.

 

 

Divulgação

 

39.    A entidade deve divulgar a natureza e o montante de mudança na estimativa contábil que tenha efeito no período corrente ou se espera que tenha efeito em períodos subsequentes, salvo quando a divulgação do efeito de períodos subsequentes for impraticável.

 

40.    Se o montante do efeito de períodos subsequentes não for divulgado porque a estimativa do mesmo é imprativel, a entidade deve divulgar tal fato.

 

Retificação de erro

 

41.    Erros  podem  ocorreno  registro,  na  mensuração,  na  apresentação  ou  na  divulgação  de elementos de demonstrões contábeis. As demonstrões contábeis não estarão em conformidade   com   os   Pronunciamentos,   Interpretõe  Orientações   deste   CPC   se contiverem erros materiais ou erros imateriais cometidos intencionalmente para alcançar determinada apresentação da posição patrimonial e financeira, do desempenho ou dos fluxos de caixa da entidade. Os potenciais erros do período corrente descobertos nesse período devem ser corrigidos antes de as demonstrões contábeis serem autorizadas para publicação. Contudo, os erros materiais, por vezes, não são descobertos até um período subsequente, e esses erros de períodos anteriores são corrigidos na informação comparativa apresentada nas demonstrões contábeis desse período subsequente (ver itens 42 a 47).

 

42.    Sujeito  ao  disposto  no item  43,  a entidade deve corrigir  os  erros  materiais  de períodos anteriores retrospectivamente no primeiro conjunto de demonstrões contábeis cuja autorização para publicão ocorra após a descoberta de tais erros:

 

(a)  por reapresentação dos valores comparativos para o período anterior apresentado em que tenha ocorrido o erro; ou

 

(b)  se o erro ocorreu antes do peodo anterior mais antigo apresentado, da reapresentação dos saldos de abertura dos ativos, dos passivos e do patrimônio líquido para o período anterior mais antigo apresentado.

 

Limitação à reapresentação retrospectiva

 

43.    Um erro de período anterior deve ser corrigido por reapresentação retrospectiva, salvo quando for imprativel determinar os efeitos específicos do período ou o efeito cumulativo do erro.

 

44.    Quando  for  impraticável  determinar  os  efeitos  de  erro  em  um  período  específico  na informação comparativa para um ou mais períodos anteriores apresentados, a entidade deve retificar os saldos de abertura de ativos, passivos e patrimônio líquido para o período mais antigo para o qual seja prativel a reapresentação retrospectiva (que pode ser o período corrente).

 

45.   Quando for imprativel determinar o efeito cumulativo, no início do período corrente, de erro em todos os períodos anteriores, a entidade deve retificar a informação comparativa para


 

corrigir o erro prospectivamente a partir da data mais antiga prativel.

 

46.    A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto. Qualquer informação apresentada sobre períodos anteriores, incluindo qualquer resumo histórico de dados financeiros, deve ser retificada para períodos tão antigos quanto for praticável.

 

47.    Quando for impraticável determinar o montante do erro (por exemplo, erro na aplicação de política contábil) para todos os períodos anteriores, a entidade, de acordo com o item 45, retifica a informação comparativa prospectivamente a partir da data mais antiga prativel. Dessa forma, ignora a parcela da retificação cumulativa de ativos, passivos e patrimônio líquido relativa a períodos anteriores à data em que a retificação do erro foi prativel. Os itens 50 a 53 fornecem orientação sobre quando é imprativel corrigir erro para um ou mais períodos anteriores.

 

48.    As correções de erro distinguem-se de mudanças nas estimativas contábeis. As estimativas contábeis, por sua natureza, são aproximões que podem necessitar de revisão à medida que se conhece informação adicional. Por exemplo, o ganho ou a perda reconhecida no momento do desfecho de contingência, que, anteriormente, não podia ser estimada com precisão, não constitui retificação de erro.

 

Divulgação de erro de período anterior

 

49.    Ao aplicar o item 42, a entidade deve divulgar: (a)  a natureza do erro de período anterior;

(b)  o montante da retificação para cada período anterior apresentado, na medida em que seja prativel:

 

(i)   para cada item afetado da demonstração contábil; e

 

(ii)  se o Pronunciamento Técnico CPC 41 Resultado por Ação se aplicar à entidade, para resultados por ação básicos e diluídos;

 

(c)  o montante da retificação no início do período anterior mais antigo apresentado; e

 

(d)  as circunstâncias que levaram à existência dessa condição e uma descrição de como e desde quando o erro foi corrigido, se a reapresentação retrospectiva for imprativel para um período anterior em particular.

 

As demonstrões contábeis de períodos subsequentes à retificação do erro não precisam repetir essas divulgações.

 

Impraticabilidade da aplicação e da reapresentação retrospectivas

 

50.    Em algumas circunstâncias, torna-se impraticável ajustar informações de um ou mais períodos anteriores apresentados para fins de comparação com o período corrente. Por exemplo, podem não ter sido reunidas informações necessárias em período anterior, de tal forma que não seja possível a aplicação retrospectiva de nova política contábil (incluindo, para a finalidade dos itens 51 a 53, a sua aplicação a períodos anteriores) ou a reapresentação retrospectiva para


 

retificação de erro atribuído a determinado período anterior, podendo ser imprativel recriar essa informação.

 

51.    É comum a adoção de estimativas para a aplicação de uma política contábil a elementos reconhecidos nas demonstrões contábeis ou divulgados em relação a operações, eventos ou condições. As estimativas são, por natureza, subjetivas e podem ser desenvolvidas após a data do balanço, mas, à medida que o tempo transcorre, o desenvolvimento dessas estimativas contábeis relacionadas a transações ou eventos ocorridos em períodos anteriores passa a ser potencialmente mais difícil, principalmente ao se considerar que as estimativas contábeis devem refletir as condições existentes à época. Entretanto, o objetivo das estimativas relacionadas a períodos anteriores deve ser igual ao das estimativas desenvolvidas no período corrente, qual seja refletir as circunstâncias presentes na ocasião da transação, de outro evento ou de outra circunstância.

 

52.    Por  isso,  aplicar,  retrospectivamente,  nova  políticcontábil  ou  corrigierro  de  período anterior exige que se identifique a informação que:

 

(a)  fornece evidência das circunstâncias que existiam à época em que a transação, outro evento ou condição ocorreu, e que estavam presentes e disponíveis quando as demonstrões contábeis relativas àquele período anterior foram elaboradas; e

 

(b)  teria estado disponível quando as demonstrões contábeis desse período anterior foram autorizadas para divulgação. Para alguns tipos de estimativas (por exemplo, a estimativa do valor justo não baseada em pro observável ou em variáveis observáveis), é imprativel distinguir esses tipos de informação. Caso a aplicação retrospectiva ou a reapresentação retrospectiva exigir que se fa uma estimativa significativa para a qual seja impossível distinguir esses dois tipos de informação, é impraticável aplicar a nova política contábil ou retificar o erro de período anterior retrospectivamente.

 

(b)  teria estado disponível quando as demonstrões contábeis desse período anterior foram autorizadas para divulgação. Para alguns tipos de estimativas (por exemplo, a mensuração do valor justo que utiliza dados significativos não observáveis), é impraticável distinguir esses  tipos   de  informação.   Caso   a  aplicão   retrospectiva  ou   a   reapresentação retrospectiva exigir que se faça uma estimativa significativa para a qual seja impossível distinguir esses dois tipos de informação, é imprativel aplicar a nova política contábil ou retificar o erro de período anterior retrospectivamente. (Alterada pela Revisão CPC 03)

 

53.    Não se deve usar percepção posterior ao aplicar nova política contábil ou ao corrigir erros atribuíveis a período anterior, nem para fazer suposições sobre quais teriam sido as intenções da administração em período anterior nem para estimar os valores reconhecidos, mensurados ou divulgados em períodos anteriores. Por exemplo, quando a entidade corrige erro de período anterior na mensuração de ativos financeiros previamente classificados como investimentos a serem mantidos a seu vencimento, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 38 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração, não deve alterar a respectiva base de mensuração para esse período se administração tiver decidido mais tarde não mais mantê-los a o vencimento. Ou, ainda, quando a entidade corrige erro de período anterior ao calcular o seu passivo relativo ao afastamento por doença dos empregados de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 33 –  Benecios a Empregados, deve ignorar informação acerca


 

de temporada atípica de viroses durante o período seguinte que se tornou disponível depois que as demonstrões contábeis do período anterior tenham sido autorizadas à divulgação. O fato   de   estimativas   significativa sere frequentemente   exigidas   quando   se   retifica informação comparativa apresentada para peodos anteriores não impede o ajuste ou a correção confiável da informação comparativa.

 

53.    Não se deve usar percepção posterior ao aplicar nova política contábil ou ao corrigir erros atribuíveis a período anterior, nem para fazer suposições sobre quais teriam sido as intenções da administração em período anterior, nem para estimar os valores reconhecidos, mensurados ou divulgados em períodos anteriores. Por exemplo, quando a entidade corrige erro de período anterior ao calcular o seu passivo relativo ao afastamento por doença dos empregados, de acordo com o CPC 33 Benefícios a Empregados, deve ignorar informação acerca de temporada atípica de viroses durante o período seguinte, que se tornou disponível depois que as demonstrões contábeis do período anterior tenham sido autorizadas à divulgação. O fato de estimativas significativas serem frequentemente exigidas, quando se retifica informação comparativa  apresentada  para  períodos  anteriores,  não  impede  o  ajuste  ou  a  correção confiável da informação comparativa. (Alterado pela Revisão CPC 12)