Quem Não Sacar Benefício em 60 Dias Tem Que Pedir Desbloqueio ao INSS
Da Redação (Brasília) – Os benefícios que não forem sacados 60
dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O beneficiário não perde direito a
ele, mas será preciso se dirigir à Agência da Previdência Social (APS) que
mantém o benefício para reativar o depósito.
A medida foi criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de
fraude, como, por exemplo, o saque do valor por terceiro, à revelia do
beneficiário que recebe com cartão magnético.
Pela norma de segurança, a instituição bancária devolve o valor ao INSS. O
instituto, por sua vez, bloqueia o pagamento até que o beneficiário vá até a
APS responsável pelo seu benefício, para regularizar o pagamento.
Para fazer o desloqueio do cartão na APS, o segurado deve apresentar documento
de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de
motorista. Na folha de dezembro, 11.099 benefícios estavam suspensos porque o
beneficiário não sacou no prazo de 60 dias.
Na folha de dezembro, encerrada na sexta-feira (7), 15.035.389 beneficiários
receberam por cartão magnético, entre os quais 10.015.425 segurados da área
urbana e 5.019.964, da área rural.
Segurança - O segurado que recebe o benefício com cartão magnético
deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque
do benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma o beneficiário deve
fornecer a senha para terceiros. Assim como nos cartões da rede bancária, a
senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número
de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.
O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de
autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda
de outras pessoas estranhas à instituição bancária.
Fonte: Previdência